Ambulâncias do Samu doadas ao Governo de Pernambuco vão servir a municípios do interior

Ambulâncias do Samu doadas ao Governo de Pernambuco vão servir a municípios do interior

Em 08/06/2019 às 22:41:40

Até que enfim, as 27 ambulâncias zero quilômetro do SAMU doadas ao Governo de Pernambuco em 2014, pelo Governo Federal, e nunca utilizadas, vão servir à população.

Nesta quinta-feira (06), o secretário estadual de Saúde, André Longo, baixou uma resolução determinando que as ambulâncias sejam remanejadas para municípios do Agreste, da Mata e da Região Metropolitana do Recife.

Os 27 veículos são divididos em dois lotes: seis Unidades de Suporte Avançado e 21 de Suporte Básico.

Antes destinadas à Central de Regulação do Sertão do São Francisco, ainda não construída, as unidades foram remanejadas para municípios que necessitam de renovação de frota, como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Limoeiro (Agreste), Carpina (Mata Norte), Catende (Mata Sul), Ipojuca (RMR), e nenhuma para o Sertão.

A aquisição das 27 ambulâncias custou aos cofres públicos um montante de R$ 3,8 milhões a preços de 2013, segundo a deputada Priscila Krause (DEM).

O impasse sobre o uso dos veículos veio à tona em 2015 quando, após receber denúncia pelas redes sociais, a deputada visitou o galpão da Secretaria Estadual de Saúde e constatou que as ambulâncias novas estavam inutilizadas, estacionadas num galpão fechado, fato que novamente se confirmou em 2017.

Em abril de 2019, ela esteve no galpão mais uma vez ao lado dos deputados Marco Aurélio (PRTB), Clarissa Tércio (PSC) e Romero Sales Filho (PTB) – quando conferiu que a situação das ambulâncias continuava a mesma.

A parlamentar, que já havia apresentado manifestação ao Ministério Público de Pernambuco 2017, decidiu representar no Ministério Público Federal e pedir providências ao Ministério da Saúde.

Autor: Inaldo sampaio

Comentários