Cláudia Leal - Vice Presidente da Associação PROVIDA se destaca junto ao Projeto Sisteminha EMBRAPA

Cláudia Leal - Vice Presidente da Associação PROVIDA se destaca junto ao Projeto Sisteminha EMBRAPA

Em 04/07/2019 às 20:36:49

Continua em desenvolvimento, na Cidade de Inajá – PE, os trabalhos do Sisteminha Embrapa, que é um resultado da luta da Associação PROVIDA e EMBRAPA Semiárido através de uma Emenda Parlamentar do Deputado Gonzaga Patriota. Executada através de licitação pela LCG Biotecnologia, da cidade de Uberlândia – MG. O projeto está sendo executado nas Comunidades: Caraibeirinhas, Boa Esperança e Maria Otília. Por aqui passaram grandes profissionais, entre eles Karla Caetano e Flávio Caetano, da cidade de Flores – GO, que fizeram capacitações sobre o manejo de hortas e melhoramento do solo, Luariana da cidade de Esperantina – PI, que trabalhou a caprinocultura e a produção de derivados do leite de cabra e, por fim, Márcio estudante de Zootecnia da UNIVASF da cidade de Juazeiro – PE, que deu capacitações sobre galinha de postura, piscicultura e produção de húmus de minhoca.

O Sisteminha EMBRAPA é um sistema integrado de produção de alimentos, o tanque para produção de tilápias é o centro do Sisteminha e a partir daí são produzidos vegetais e possibilita a criação de outros animais, como galinhas, caprinos, porquinhos da índia e etc. O Sisteminha Embrapa é uma criação do Zootecnista Luiz Carlos Guilherme da EMBRAPA Meio Norte, do estado do Piauí. O Sisteminha foi tema de uma reportagem do Globo Rural no último domingo (23/06/19).

O projeto está sendo coordenado pela Vice-Presidente e Coordenadora Geral da Associação PROVIDA, Claudia Leal. Formada em Tec. de Enfermagem, Tanatopraxista, Tec. em Gestão Empresarial, Secretária do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA de Petrolândia – PE, Secretária do Instituto Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori (Instituto internacional, com sede no Brasil), idealizadora do Projeto Luz e Vida que atualmente atende crianças em vulnerabilidade social nas cidades de Petrolândia – PE, Floresta – PE, Belém do São Francisco – PE e Ibó – PE, foi coordenadora do Projeto Princesa Tamar no estado de Pernambuco, que luta contra o abuso sexual infantil e vulneráveis e hoje é idealizadora do Projeto Provida Pela Vida, que trabalhará o mesmo tema e está sendo apresentado na Itália, é coordenadora da Escola e Cidadania da diocese de Floresta- PE e uma das coordenadoras do Movimento Antinuclear no estado do Pernambuco. Assumiu as responsabilidades da PROVIDA em abril de 2018 e desde então vem lutando em prol das comunidades tradicionais, rurais e ribeirinhas, lutando pelos direitos das crianças, adolescentes e mulheres. A mesma se coloca à disposição para os interessados em obter informações acerca dos trabalhos realizados pela Associação em sua gestão.