Prefeitura de Inajá realiza campanha do Outubro Rosa nos PSFs do Município

Prefeitura de Inajá realiza campanha do Outubro Rosa nos PSFs do Município

Em 24/10/2017 às 22:11:51

Seguindo com a campanha “Outubro Rosa”, nos PSFs de Inajá, a prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Mãe Coruja, já beneficiou várias mulheres nesse mês tão importante para a prevenção do câncer de mama. Com realizações de exames, palestras e entre outras atividades para o entretenimento dessas guerreiras inajaenses, a prefeitura realizou mais três eventos para as mulheres de nossa cidade. 

Na ultima sexta-feira (20), a campanha foi realizada no PSF Armando Timóteo, que contou com varias mulheres, todas com cuidado para não correr o risco da doença. Já na segunda-feira (23), foi a vez de realizar a campanha na Unidade Mista Santa Rita, e como nos PSF, não poderia ser diferente dos outros. Essa é uma campanha mundial chamada e acontece todos os anos especialmente no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde levou a equipe para a UBS do Sitio Tiburuna, para que as mulheres da zona rural também tivesse acesso a campanha que é de fundamental importância para a população. Na ocasião, mulheres receberam informações sobre o câncer de mama, tiraram suas dúvidas sobre prevenção e cura desta doença.

“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, 

Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama. Contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha Outubro Rosa.