Secretaria de Agricultura de Inajá promove 1º seminário ILPF em parceria com a Embrapa

Secretaria de Agricultura de Inajá promove 1º seminário ILPF em parceria com a Embrapa

Em 01/10/2017 às 13:22:27

A prefeitura de Inajá e secretaria de Agricultura em parceria com a Embrapa, realizaram no ultimo sábado (30), o 1º Seminário Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), onde contou com diversos palestrantes e a presença de vários agricultores e de autoridades do Município.  

O primeiro palestrante do dia foi o Secretario de Agricultura de Inajá, Marcos Felix, onde na oportunidade apresentou as potencialidades do Município, entre elas a plantação de melancia e melão que vem se expandido ligeiramente entre os agricultores familiares.   

O coordenador da ONG Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Cavalcanti, falou sobre o potencial para a implantação de tecnologias para Inajá, na ILPF. 

Já o tema, Rede de Fomento em ILPF no estado de Pernambuco, ficou por conta da palestrante, Salete Alves de Mores, onde levou aos agricultores o conhecimento para a realização de créditos para a agricultura familiar.  

Como o seminário tem relação com Floresta, a algaroba não poderia ficar de fora, o Dr, Clovis Eduardo Nascimento falou da importância e do potencial que tem a algaroba, mostrando assim o manejo correto de como lhe dar com as algarobeiras. 

Um dos principais temas foi o de Recursos Hídricos, e quando se fala em água todos cuidado e pouco, principalmente em momentos de estiagem que vivemos hoje. O Dr Lucio Alberto Pereira, levou o tema, Crise Hídrica, mudanças climáticas, gestão e manejo de açudes na implantação de tecnologias ILPF, onde na oportunidade foi relatado sobre a maior riqueza de Inajá, a Bacia do Jatobá.

O Dr Nivaldo Duarte Costa, apresentou o tema Importância econômica e manejo da cultura do melão. Inajá hoje conta com grandes produtores de melão, por isso vem se destacando no mercado brasileiro, com essas palestras os agricultores aderem conhecimentos para o fortalecimento do plantio do melão. 

Para finalizar o assunto foi a melancia, nossa maior potência economicamente. O responsável pela palestra foi o Dr Jony Yuri, Importância econômica e manejo da cultura da melancia.  

Algumas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas, o Prefeito de Inajá, Adilson Timóteo, o presidente da Câmara de vereadores, Glenio Pajeú, os vereadores Francisco da padaria e Fernando Timóteo,  o representante do ITEP de Garanhuns,  Gois, o Ex-prefeito de Inajá Airon Timóteo, o Gerente do Banco do Brasil, o Sr Décio, o Secretario de Recursos Hídricos de Inajá Anselmo Guimaraes, o Sr José Alberto Machado Freire (Bel do Melão), o Secretario de Educação Waldemir Nunes e a Secretaria de saúde, Rosimeire Araújo.