Terminal da Vale em Mangaratiba, Costa Verde do Rio, é interditado

Terminal da Vale em Mangaratiba, Costa Verde do Rio, é interditado

Em 31/01/2019 às 16:01:59

A prefeitura de Mangaratiba e a Secretaria Municipal de Meio interditaram o terminal da Vale na cidade da Região da Costa Verde e multou a empresa em R$ 20 milhões por não apresentar licenças ambientais para funcionamento. Engenheiros químicos, técnicos do trabalho, biólogos, policiais militares e guardas municipais fizeram uma inspeção para verificar o cumprimento de 15 itens referentes a normas ambientais no Terminal da Ilha de Guaíba. A empresa tem 20 dias para recorrer da multa e da interdição.

O terminal está localizado na parte leste da Baía da Ilha Grande, no início da Baía de Sepetiba. O TIG Foi construído em 1973 e recebe cerca de 40 milhões de toneladas por ano de minério de ferro que chegam em vagões e passam pelo transbordo no terminal. Depois a carga é levada por embarcações ao Porto de Sepetiba para exportação. 

A Secretaria de Meio Ambiente já havia solicitado, em dezembro, as licenças ambientais que permitiriam a Vale a continuidade das atividades, porém a empresa respondeu que não havia necessidade de licenciamento, por que o trabalho estava correto.

Autor: Ermelinda Rita/CBN

Comentários